quarta-feira, 23 de novembro de 2011

19 de novembro - Devocional Matutina


“Evita discussões insensatas”  - Tito 3:9

Nosso tempo é curto e será melhor empregado se fizermos coisas boas em vez de debatermos sobre questões que, na melhor das hipóteses, são de pouco valor.  Os antigos escolásticos causaram muitos danos com sua incessante discussão sobre assuntos de pouca importância prática; e nossas igrejas sofrem muito com discussões mesquinhas sobre temas obscuros e banais.  Depois de dizer tudo o que pode  ser dito, nenhum dos lados fica mais sábio, por isso, as discussões não acrescentam mais conhecimento do que o amor, e  é tolice semear em  campo tão estéril.  Questões sobre pontos onde há silêncio nas Escrituras, sobre mistérios que só pertencem a Deus, sobre profecias de interpretação duvidosa e sobre o modo de observar rituais humanos são pura tolice, e são evitadas pelos sábios. Não nos compete fazer ou replicar tais questões, mas sim evitá-las; e se observarmos o preceito do apóstolo (Tito 3:8), sendo diligentes na prática das boas obras, ficaremos ocupados demais com coisas proveitosas para ter qualquer interesse em discussões inúteis, fúteis e insensatas.
Há, no entanto, algumas questões que são o reverso da insensatez, das quais não podemos nos esquivar, e que devemos responder sincera e honestamente, tais como: Será que eu creio no Senhor Jesus Cristo? Será que minha mente já foi renovada em espírito? Será que estou andando segundo a carne, ou segundo o Espírito? Será que estou crescendo na graça? Será que as minhas conversas ornam a doutrina de Deus, meu Salvador? Será que estou aguardando a vinda do Senhor, e vigiando como um servo à espera de seu amo? O que mais posso fazer por Jesus? Tais questões exigem nossa atenção imediata; e se somos dados a contestações, usemos nossa habilidade crítica para algo bem mais proveitoso.  Sejamos pacificadores e, pelo nosso exemplo e pelos nossos preceitos, esforcemo-nos para levar outros a “evitar questões insensatas”.

Charles Haddon Spurgeon

Tradução: Mariza Regina de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário