terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

12 de março, devocional matutina

Amarás o teu próximo” (Mt. 5:43)


“Amarás o teu próximo.” Talvez ele seja farto de bens e tu sejas pobre e vivas num pequeno casebre ao lado da sua imponente mansão; todos os dias tu vês os seus bens, suas roupas finas e seus banquetes suntuosos; foi Deus quem deu a ele tais coisas, não cobices a sua riqueza, nem tenhas maus pensamentos sobre ele. Contenta-te com a tua própria sorte, se não podes melhorá-la, mas não o julgues e queiras que ele seja como tu. Ama-o, e assim não o invejarás.

Por outro lado, talvez tu sejas rico, e perto de ti resida o pobre. Não tenhas por motivo de desdém chamá-lo de teu próximo. Reconhece que és obrigado a amá-lo. O mundo diz que ele é teu inferior. Mas, em que ele é inferior? Ele é muito mais semelhante a ti do que teu inferior, pois “Deus de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra”. Teu casaco é melhor do que o dele, mas tu, de forma alguma, és melhor do que ele. Ele é homem, e tu, que mais és do que isso? Atenta para que ames o teu próximo ainda que ele seja maltrapilho ou esteja mergulhado em profunda pobreza.

Mas, talvez você diga: “Não posso amar o meu próximo, pois apesar de todos os meus esforços, ele me trata com ingratidão e desdém.” Maior oportunidade ainda para o heroísmo do amor. Serias tu um lutador de luvas de pelica, que não suporta a dura batalha do amor? Quem muito ousa, muito alcançará; e se o teu caminho de amor for árduo, trilha-o com coragem, amando o teu próximo haja o que houver. Amontoa brasas vivas sobre a cabeça dele e, se ele for difícil de agradar, procura não agradá-lo, mas a teu Mestre; e lembra-te de que, se ele despreza o teu amor, o teu Mestre não desprezará, e as tuas obras serão aceitáveis a Este como se tivessem sido aceitáveis àquele. Ama o teu próximo, pois só assim estarás seguindo as pegadas de Cristo.

Charles Haddon Spurgeon

Tradução: Mariza Regina de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário