quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Defendendo o Calvinismo

"A antiga verdade pregada por Calvino, por Agostinho, por Paulo, é a verdade que devo pregar hoje, ou então serei falso com minha consciência e com meu Deus. Não posso moldar a verdade; não conheço nada que apare as arestas de uma doutrina. O evangelho de John Knox é o meu evangelho. O mesmo evangelho que trovejou por toda a Escócia deve trovejar novamente por toda a Inglaterra." - C. H. Spurgeon

EXCELENTE COISA é começar a vida cristã crendo em boa e sólida doutrina. Algumas pessoas aceitam muitos "evangelhos" diferentes ao longo dos anos; quantos mais aceitarão até o final de suas jornadas é difícil dizer. Agradeço a Deus por Ele ter me ensinado logo cedo o evangelho; e estou tão satisfeito com ele que não preciso de nenhum outro. Mudanças constantes de credo certamente são uma perda. Se uma árvore for podada duas ou três vezes por ano, não será preciso um grande celeiro para estocar as maçãs. Quando as pessoas estão sempre mudando seus princípios doutrinários, provavelmente não estão produzindo muitos frutos para a glória de Deus. É bom que os novos crentes comecem com base sólida nas grandes doutrinas fundamentais ensinadas pelo Senhor em Sua Palavra. Porque, se eu acreditasse no que alguns pregam, sobre uma salvação temporária, banal, que dura apenas algum tempo, dificilmente seria grato por ela; mas, quando sei que aqueles a quem Deus salva, Ele salva com salvação eterna, quando sei que Ele lhes dá justiça eterna, quando sei que Ele os estabelece sobre o fundamento eterno de seu amor eterno, e que Ele os levará para o Seu reino eterno, oh, então fico realmente maravilhado, e surpreso, que tão grande bênção tenha sido dada a mim!

"Descansa, minh'alma, adora e admira!
Pergunta: "Mas por que tanto amor por mim?"
A graça me colocou entre aqueles
Da família do Salvador:
Aleluia!
Graças, graças prá sempre a Ti, Senhor!"

Suponho que haja pessoas cujas mentes naturalmente se inclinam para a doutrina do livre-arbítrio. Só posso dizer que a minha naturalmente se inclina para as doutrinas da graça soberana. Às vezes, quando vejo alguns dos piores tipos na rua, sinto como se meu coração devesse se esvair em lágrimas de gratidão por Deus nunca ter me deixado agir como eles. Penso que, se Deus tivesse me deixado por minha conta e não me tivesse tocado com Sua graça, que imenso pecador eu seria! Teria afundado no lamaçal do pecado, mergulhado nas profundezas do mal e não teria parado com qualquer vício ou loucura - se Deus não tivesse me impedido. Sinto que teria sido o rei dos pecadores, se Deus tivesse me deixado por conta própria. Não posso entender porque sou salvo, a não ser pelo fato de que Deus assim o quis. Não posso, se olhar com toda honestidade, descobrir qualquer razão em mim mesmo pela qual deva participar da graça Divina. Se não estou neste momento sem Cristo, é somente porque Cristo Jesus cumpriu Sua vontade em mim, e essa vontade é que eu esteja com Ele onde Ele está, e partilhe a Sua glória. Não posso colocar a coroa em nenhum outro lugar, a não ser na cabeça dEle, cuja poderosa graça salvou-me de cair no fundo do poço. Olhando para o meu passado, posso ver que a origem de tudo estava em Deus, no poder de Deus. Não fui eu que, com uma tocha, iluminou o sol, mas foi o sol que me iluminou. Não fui que dei início à minha vida espiritual - não, eu teria esperneado, lutado contra as coisas do Espírito: quando Ele me chamou, durante algum tempo não o segui: havia um ódio natural em minha alma contra tudo o que é santo e bom. Seus galanteios não me atraíam; avisos eram lançados ao vento; trovões eram desprezados; e os sussuros de Seu amor eram rejeitados como sendo menos que nada e pura vaidade. No entanto, certo estou de que agora posso dizer, falando por mim mesmo: "Somente Ele é a minha salvação". Foi ele quem converteu meu coração e me fez dobrar os joelhos diante Dele. Agora, posso, de fato, dizer junto com Doddrige e Toplady:

A graça ensinou minh'alma a orar
E fez meus olhos transbordarem de lágrimas."

e, chegando neste ponto, posso acrescentar:

Esta graça me guardou até aqui
E jamais me deixará"

Lembro-me muito bem de como aprendi as doutrinas da graça em um único instante. Nascido, como todos nós somos por natureza, arminiano, eu acreditava nas velhas coisas que sempre ouvira do púlpito, e não compreendia a graça de Deus. Quando comecei a me aproximar de Cristo, achei que o fazia por mim mesmo e, embora buscasse ao Senhor com sinceridade, não fazia a menor ideia de que era Ele quem me buscava. Não creio que, a princípio, os novos convertidos tenham consciência disso. Posso me recordar com exatidão do dia e hora em que recebi pela primeira vez essas verdades em minha alma - quando elas foram, como diz John Bunyan, gravadas em meu coração com ferro em brasa; lembro-me também de como, de repente, senti que passara de bebê a adulto - de como progredira no conhecimento das Escrituras por ter encontrado, de uma vez por todas, a chave para a verdade de Deus. Certa noite, durante a semana, sentado na casa de Deus, eu não estava prestando muita atenção ao sermão do pregador, pois não acreditava no que ele dizia. De repente, um pensamento me assaltou: Como foi que você se tornou cristão? Busquei ao Senhor. Mas, como foi que buscou ao Senhor? A verdade rapidamente passou pela minha cabeça: eu não O buscaria a menos que já houvesse algo em minha mente que me fizesse buscá-lO. Eu orei, pensei comigo mesmo, mas então me perguntei: Como foi que orei? Fui induzido pela leitura das Escrituras. Mas como foi que li as Escrituras? Eu realmente as li, mas o quê me levou a lê-las? Então, no mesmo instante, percebi que era Deus que estava por trás de tudo, e que era Ele o autor da minha fé; e assim, toda a doutrina da graça se abriu para mim, e dessa doutrina nunca mais me apartei, e esta sempre será a minha confissão: "Minha conversão se deve inteiramente a Deus."
Certa vez assisti a um culto onde o texto da meditação era: "Escolheu-nos a nossa herança" e o bom homem que ocupava o púlpito era bem mais do que um pouquinho arminiano. Por isso, quando começou, ele disse: "Esta passagem se refere inteiramente à nossa herança temporal, e não tem nada a ver com o nosso destino eterno, pois", disse ele, "nós não queremos que Cristo faça qualquer tipo de escolha por nós no que se refere a céu ou inferno. É tão simples e tão fácil, que é óbvio que todo homem, com um mínimo de bom senso, vai escolher o céu, e qualquer um sabe que é melhor do que escolher o inferno. Não precisamos que uma inteligência superior, ou qualquer Ser supremo, escolha o céu ou o inferno por nós. Isso é deixado por conta do nosso livre-arbítrio, e recebemos sabedoria suficiente, e meios suficientemente adequados, para julgar por nós mesmos"; e, portanto, como muito logicamente ele inferiu, não havia necessidade de que Jesus Cristo, ou qualquer outra pessoa, escolhesse por nós. Nós mesmos poderíamos escolher a nossa herança, sem qualquer auxílio. "Ah!", pensei, "talvez seja verdade que poderíamos, querido irmão, mas acho que iríamos precisar de muito mais do que bom senso antes que pudéssemos escolher corretamente." 
Em primeiro lugar, deixe-me fazer uma pergunta: será que todos nós não precisamos admitir a soberana Providência e o desígnio da mão do Senhor como meios pelos quais viemos a este mundo? Aqueles que pensam que, depois, somos deixados à nossa própria sorte para escolher este ou aquele para dirigir nossos passos, precisam admitir que nossa entrada neste mundo não foi pela nossa própria vontade, mas foi Deus que escolheu por nós. Quais foram as circunstâncias em nosso poder que nos levaram a eleger determinadas pessoas como nossos pais? Será que tivemos alguma coisa a ver com isso? Não foi o próprio Deus que designou nossos pais, o lugar onde nascemos e nossos amigos? Será que Ele não poderia ter me feito nascer com a pele de um Hottentot (membro de uma tribo selvagem africana), parido por uma mãe repugnante, que cuidaria de mim em sua "pocilga" e me ensinaria a adorar deuses pagãos, com a mesma facilidade com que teria me dado uma mãe temente a Deus, que dobraria os joelhos por mim todos os dias e todas as noites? Ou, não poderia Ele, se Lhe aprouvesse, ter me dado algum salafrário como pai, de cujos lábios eu poderia ter ouvido, desde pequeno, palavras horríveis, sujas e obscenas? Não poderia Ele ter me colocado em uma casa onde tivesse um pai bêbado, que teria me aprisionado num calabouço de ignorância e me criado nas malhas do crime? Não foi pela Providência de Deus que tive tanta felicidade que, tanto meu pai, quanto minha mãe eram Seus filhos e se esforçaram para me educar no temor do Senhor?
John Newton costumava contar uma história engraçada, e rir dela também, de uma mulher que, para provar a doutrina da eleição, dizia: "Ah, senhor! O Senhor deve ter me amado muito antes de eu nascer, porque depois não teria nada para ver que valesse a pena." Estou certo de que, no meu caso, isso é verdade; creio na doutrina da eleição, pois tenho certeza de que, se Deus não tivesse me escolhido, eu jamais o teria aceitado; e estou certo de que Ele me escolheu antes de eu nascer, ou jamais teria me escolhido; e Ele deve ter me escolhido por razões que desconheço, pois nunca pude encontrar qualquer razão em mim mesmo pela qual Ele devesse me considerar com amor especial. Portanto, sou forçado a aceitar essa magnífica doutrina bíblica. Recordo-me de um irmão arminiano que me disse ter lido as Escrituras umas vinte ou mais vezes, mas que não conseguia encontrar nelas a doutrina da eleição. Além disso, ele disse que tinha certeza de que a teria encontrado se ela estivesse lá, pois lia a Palavra de joelhos. Então, eu lhe disse: "Acho que o senhor leu a Bíblia em uma posição muito desconfortável; se a tivesse lido em sua poltrona, as chances de compreendê-la seriam bem maiores. Orar é bom, sem dúvida, e quanto mais, melhor, mas achar que há algo na postura adotada para a leitura é um pouco de superstição, tal como a surpresa de que o senhor descobriu alguma coisa afinal: que galopou pelas Escrituras a tal velocidade que, provavelmente, não foi capaz de ter uma ideia inteligível do seu significado."
Se já seria incrível observar um rio brotando do solo totalmente formado, como seria, então, poder contemplar a imensa nascente de onde começam a borbulhar todos os rios da terra? Um milhão deles brotando ao mesmo tempo? Que visão! Quem pode imaginar uma coisa dessas? No entanto, o amor de Deus é essa fonte, na qual todos os rios de misericórdia, que satisfazem a raça humana - todos os rios da graça passada e presente, e da glória futura - têm a sua origem. Ó, minh'alma, detém-te diante desse manancial sagrado, adora e engrandece a Deus para todo o sempre, ao nosso Pai, que tanto nos ama! Lá bem no princípio, quando este imenso universo ainda estava na mente de Deus como uma floresta não nascida dentro de uma semente; bem antes que os ecos despertassem os ermos celestiais; antes que os montes fossem formados; antes mesmo que a luz refulgisse nos céus, Deus já amava Suas criaturas escolhidas. Antes que houvesse qualquer ser criado - quando o éter ainda nem fora agitado pelas asas de um anjo, quando o próprio espaço sideral nem existia, quando nada havia, senão Deus somente - mesmo então, na solidão da Sua Deidade, e no abismo do silêncio e das profundezas, Suas entranhas se moveram com amor por Seus escolhidos. Os nomes de todos eles já estavam escritos em Seu coração, e eram amados de Sua alma. Jesus amou Seu povo muito antes da fundação do mundo, muitos antes dos tempos eternos! e, quando me chamou por Sua graça, Ele me disse: "Eu te amo com amor eterno: portanto, com bondade tenho te atraído."
E então, na plenitude dos tempos, Ele me comprou com Seu sangue; Ele deixou Seu coração sangrar em uma profunda ferida aberta por mim muito antes que eu O amasse. Sim, quando pela primeira vez Ele veio a mim, eu não O desprezei? Quando bateu à minha porta e me pediu para entrar, eu não O expulsei, a despeito da Sua graça? Ah, lembro-me perfeitamente que fiz isso muitas vezes até que, finalmente, pela Sua graça eficaz, Ele disse: "Eu preciso, eu vou entrar" e, então, Ele mudou meu coração e me fez amá-lO. Contudo, mesmo agora, eu O teria resistido,  não fosse a Sua graça. Bem, já que Ele me comprou quando eu ainda estava morto em meus pecados, não se segue, como consequência lógica e necessária, que Ele deve ter me amado primeiro? Será que meu Salvador morreu por mim porque eu cria nEle? Não! eu ainda não existia; ainda não tinha vida. Poderia meu Salvador, então, ter morrido porque eu tinha fé, quando nem mesmo havia nascido? Seria isso possível? Poderia ter sido essa a origem do amor de meu Salvador por mim? Oh, não! Meu Salvador morreu por mim muito antes que eu cresse nEle. "Contudo", diz alguém, "Ele previu que você teria fé e, por isso, o amou." Mas o quê Ele previu sobre minha fé? Será que Ele previu que eu mesmo teria fé e que eu mesmo creria nEle? Não! Cristo não poderia prever isso, pois cristão algum jamais dirá que a fé veio sozinha, sem o dom e a obra do Espírito Santo. Conheço muitos crentes e converso com eles sobre esse assunto; mas jamais conheci alguém que pudesse colocar a mão no coração e dizer: "Vim a crer em Jesus sem o auxílio do Espírito Santo."
Creio na doutrina da depravação total do coração humano, pois sei que sou corrompido dentro do meu coração e tenho provas diárias de que, em minha carne, não há nada de bom. Se Deus faz aliança com o homem não caído, o homem, enquanto criatura, é tão insignificante, que isso deve ser um ato de pura condescendência da parte do Senhor; mas, se Deus faz aliança com o homem pecador, este é uma criatura tão abjeta que é preciso, da parte de Deus, um ato da mais pura, rica e gratuita graça soberana. Quando o Senhor fez aliança comigo, estou certo de que foi única e exclusivamente pela Sua graça, e nada mais. Quando me recordo do covil de animais imundos que era meu coração, de quão intensa era minha vontade não renovada, de quão rebelde e obstinada ela era contra a soberania do governo divino, sempre me sinto inclinado a ocupar o menor dos lugares da casa de meu Pai e, quando eu for para o céu, será entre os menores de todos os santos e com o maior dos pecadores.
O saudoso Senhor Denham colocou, ao pé de seu retrato, uma frase das mais admiráveis: "A salvação é do Senhor". Esta é justamente a epítome do Calvinismo; é a sua síntese e a sua essência. Se alguém me perguntar o que entendo por calvinista, eu lhe digo: "Calvinista é alguém que diz: A salvação é do Senhor". Não posso encontrar nas Escrituras outra doutrina que não seja essa. Ela é a essência da Bíblia. " ele é a minha rocha, e a minha salvação." Diga-me qualquer coisa contra essa verdade e ela será uma heresia; diga-me uma heresia e acharei sua essência nisto: que está longe desta grande, desta fundamental, desta sólida verdade - "Deus é a minha rocha e a minha salvação." Qual é a heresia de Roma, senão a de acrescentar algo aos perfeitos méritos de Jesus Cristo: a introdução das obras da carne como meios para a nossa justificação? E qual é a heresia do arminianismo, senão a de acrescentar algo à obra do Redentor? Toda heresia, quando testada, virá à tona aqui. Em minha opinião, não há nada melhor do que pregar a Cristo, e Ele crucificado, a menos que preguemos aquilo que hoje é chamado de calvinismo; calvinismo é o evangelho e nada mais. Não creio que pregamos o evangelho, se não pregarmos a justificação pela fé, sem obras; se não pregarmos a soberania de Deus em Sua dispensação de graça; se não exaltarmos o eletivo, invariável, eterno, imutável e sedutor amor do Senhor; tampouco creio que podemos pregar o evangelho a não ser com base na redenção especial e particular dos eleitos e escolhidos pelos quais Cristo fez Sua obra na cruz; tampouco posso compreender um evangelho que deixa os santos caírem depois de terem sido chamados e deixa que os filhos de Deus queimem nas chamas da condenação depois de terem crido em Jesus. Esse tipo de evangelho eu simplesmente abomino!

"Se um dia fosse possível
A uma ovelha de Cristo cair
Ai da minh'alma, inconstante e falível
Por dia, mil vezes iria ruir."  

Se um dos queridos santos de Deus tivesse perecido, todos teriam; se alguém da aliança pudesse ser perdido, todos poderiam; e, então, não há promessa verdadeira no evangelho, mas a Bíblia é uma mentira, e não há nela nada que valha a minha aceitação. Serei infiel quando, de uma vez por todas, puder acreditar que um santo de Deus pode cair para sempre. Se Deus me amou uma vez, então, Ele me amará para sempre. Deus é um mestre. Ele planejou tudo em seu imenso intelecto muito antes de fazê-lo; e tendo estabelecido todas as coisas, Ele jamais as altera: "Isto deve ser feito", diz Ele, e a mão de ferro do destino o marca e faz acontecer. "Este é o Meu propósito", e ele permanece: nem céu, nem inferno podem alterá-lo.  "Este é o Meu decreto", diz Ele, "promulgai-o, ó santos anjos; arrancai-o dos portões celestiais, ó demônios, se puderdes; mas não podeis alterar o decreto, ele subsistirá para sempre." Deus não altera Seus planos; por que deveria? Ele é o Todo-Poderoso, por isso, pode fazer o que Lhe apraz. Por que deveria? Ele é o Onisciente, por isso, não pode ter planejado de forma errada. Por que deveria? Ele é o Deus eterno, por isso, não pode morrer antes que Seu plano seja cumprido. Por que Ele deveria mudar? Vós, míseros grãos de terra, efêmeros de um dia; vós, insetos rastejantes desta folha de louro de existência, vós podeis mudar os seus planos, mas Ele nunca, jamais, mudará os Dele. Disse Ele que era Seu plano me salvar? Se é assim, estou seguro para sempre!

"Meu nome, da palma da Sua mão
A eternidade jamais apagará;
Impresso para sempre em Seu coração,
Marcado pela indelével graça."

Não sei como algumas pessoas, que crêem que um cristão pode decair da graça, conseguem ser felizes. Deve ser uma coisa digna de nota neles conseguir passar um dia inteiro sem entrar em desespero. Se eu não cresse na doutrina da perseverança final dos santos, acho que seria o mais miserável de todos os homens, pois não teria nenhum tipo de consolo. Não estou dizendo que, qualquer que seja meu estado de ânimo, eu deva ser sempre uma fonte a jorrar; uma comparação melhor seria uma fonte intermitente, que pode parar repentinamente, ou um reservatório, que não tenho razões para esperar que esteja sempre cheio. Creio que os cristãos mais felizes e mais verdadeiros são aqueles que jamais ousam duvidar de Deus, que aceitam a Sua Palavra simplesmente como ela é, que crêem nela sem fazer perguntas, apenas tendo a certeza de que, se Deus disse, assim será. Sempre direi que não tenho motivo algum, nem sequer um resquício, para duvidar do meu Senhor, e desafio céus, terra e inferno a provarem que Deus não diz a verdade. Das profundezas do inferno, chamo os demônios, desta terra, os crentes tentados e aflitos, apelo aos céus e desafio a multidão dos que vieram da grande tribulação e tiveram suas vestiduras lavadas no sangue do Cordeiro (Ap. 7:14), e não há de ser encontrada em nenhum desses três reinos uma única pessoa que possa sustentar o testemunho de um único fato que desabone a fidelidade de Deus ou que torne Suas palavras menos confiáveis a Seus servos. Há muitas coisas que podem, ou não, acontecer, mas isto eu sei que vai acontecer:

"Ele apresentará minha alma,
Imaculada e perfeita,
Ante a glória da Sua face,
Com grande gozo divino."

Todos os propósitos do homem são falíveis, mas não os propósitos de Deus. As promessas do homem podem ser quebradas - muitas são feitas justamente para isso, mas as promessas de Deus serão todas cumpridas. Ele faz muitas promessas, mas jamais quebra alguma; Ele é um Deus que mantém todas as Suas promessas, e todo aquele que faz parte do Seu povo provará isso. Minha confissão, grata e pessoal, é esta: "Quanto a mim, o Senhor aperfeiçoará aquilo que" - me tornou indigno, perdido e arruinado. Ele me salvará, e - 

"Eu, na multidão dos remidos pelo sangue,
Estarei acenando e usando a coroa,
E clamando em alta voz a vitória."

Vou para um lugar onde a terra nunca foi revolvida pelo arado, onde os campos são mais verdes que os mais exuberantes da Terra, e as colheitas, mais ricas que as mais abundantes já vistas. Vou para um edifício, cuja arquitetura é mais esplêndida do que qualquer edifício construído pelo homem; seu projeto não é humano, é "um edifício de Deus, casa não feita por mãos, eterna, nos céus" (2 Co. 5:1). Tudo que conhecerei e gozarei nos céus me será dado pelo Senhor; e, quando, afinal, estiver diante dEle, direi:

"A graça todo labor irá coroar
Pelos dias da eternidade;
Nos céus, estabelece a pedra mais alta
E bem merece todo o louvor."

Sei que algumas pensam que, de acordo com seu sistema teológico, os méritos de Cristo são limitados: se meu sistema teológico precisasse limitar os méritos de Cristo, eu o lançaria ao vento. Não posso, nem ouso permitir que um pensamento com aparência tão blasfema encontre guarida em minha mente. Na obra consumada de Cristo, vejo um oceano de méritos, um abismo sem fundo e sem vista da costa. No sangue de Cristo há eficácia suficiente para, se Deus assim o quisesse, salvar não só a todos deste mundo, mas a todos em dez mil mundos, caso tivessem transgredido as leis do Criador. Uma vez admitida a infinitude deste assunto, a limitação está fora de questão. Tendo uma Pessoa divina como oferta, é simplesmente incoerente a concepção de um valor limitado; limite e medida são termos inaplicáveis ao sacrifício divino. O propósito divino determina a aplicação da oferta infinita, mas não a transforma em uma obra finita. Pense no número daqueles a quem Deus já concedeu Sua graça. Pense nas incontáveis hostes celestiais: se você fosse lá hoje, descobriria que é mais fácil contar as estrelas ou as areias do mar do que contar as mutidões que estão diante do trono neste minuto. São multidões do oriente, do ocidente, do norte e do sul, e estão sentadas com Abrahão, Isaque e Jacó no reino de Deus; e, além daqueles que estão no céu, pense também nos salvos que estão na terra. Bendito seja Deus, Seus eleitos na terra são contados ao milhões; e acredito que ainda virão dias muito mais gloriosos, quando milhões de milhões e milhares de milhares serão levadas a conhecer o Salvador e a se regozijar nEle (Ap. 5:11). O amor do Pai não é apenas para alguns, mas para uma grande multidão. "E uma grande multidão que ninguém pode enumerar" (Ap. 7:9) será encontrada no céu. Um homem pode fazer grandes somas; pode por muitos Newtons para trabalhar, pode usar suas maiores calculadoras e pode fazer contas com números enormes, mas só Deus e Deus somente pode contar a multidão de Seus remidos. Creio que haja muito mais gente no céu do que no inferno. Se me perguntarem por que penso assim, respondo: pois Cristo, em tudo, deve "ter a primazia" (Col. 1:18), e não posso conceber como Ele poderia ter a primazia se há mais gente nos domínios de Satanás do que no Paraíso. Além disso, nunca li que haverá no inferno uma grande multidão que ninguém pode enumerar. Alegro-me em saber que a alma dos pequeninos, assim que morrem, vai direto para o Paraíso. Pense só na multidão delas! E assim, já existem no céu incontáveis miríades de espíritos, de justos transformados: os redimidos de todas as nações, raças, povos e línguas; e tempos ainda melhores virão, quando a religião de Cristo for universal, quando -

"Ele reinar de um extremo a outro,
Com poder ilimitado;"

quando reinos inteiros se dobrarem diante dEle e nações surgirem num instante, e nos mil anos do grande milênio houver salvos suficientes para suprir todas as faltas dos milhares de anos anteriores. Cristo será o Senhor em todos os lugares e o Seu louvor ressoará por toda terra. Cristo terá a primazia, afinal; e a caravana que O seguirá será infinitamente maior do que o pequeno cortejo do cruel monarca do inferno.
Algumas pessoas amam a doutrina da expiação universal, pois dizem: "É uma doutrina tão bela! É maravilhosa a ideia de que Cristo morreu por todos os homens; ela se ajusta", dizem, "aos instintos da humanidade; há algo nela cheio de alegria e beleza." Admito que há, mas a beleza, muitas vezes, pode estar associada à falsidade. Há muitas coisas que eu poderia admirar na teoria da redenção universal, mas irei mostrar exatamente em que essa hipótese implica. Se Cristo na cruz tinha intenção de salvar todos os homens, então Ele também tinha intenção de salvar aqueles que estavam perdidos antes de Ele morrer. Se essa doutrina fosse verdade, que Ele morreu por todos os homens, então Ele também morreu por alguns que já estavam no inferno antes que Ele viesse a este mundo, pois, sem dúvida, milhares foram lançados lá por causa de seus pecados. Outra vez, se era intenção de Cristo salvar todos os homens, Ele deve ter ficado tremendamente frustrado, pois temos o Seu próprio testemunho de que há um lago que arde com fogo e enxofre, dentro do qual foram lançados algumas das mesmas pessoas que, de acordo com a teoria da redenção universal, foram compradas com o Seu sangue. Este conceito me parece mil vezes mais repulsivo do que qualquer consequência frequentemente associada à doutrina cristã e calvinista da redenção particular e limitada. Pensar que meu Salvador morreu por homens que foram para o inferno, ou que estão lá, parece uma suposição horrível demais para ser considerada. Imaginar, sequer por um instante, que Ele foi o substituto para todos os filhos dos homens, e que Deus, tendo primeiramente punido o substituto, depois puniu os próprios pecadores, parece ir contra todas as minhas ideias de justiça divina. Que Cristo ofereça expiação e satisfação pelos pecados de todos os homens, e que depois alguns desses mesmos homens sejam punidos pelos pecados que Ele já expiou, me parece a iniquidade mais monstruosa que poderia ser imputada a Saturno, Janus, à deusa dos Thugs (membro de uma antiga organização religiosa hindu de ladrões e assassinos) ou a qualquer das mais diabólicas divindades pagãs. Que Deus jamais permita que pensemos tal coisa do Senhor justo, sábio e bom. 
Não existe uma alma viva que defenda com mais firmeza as doutrinas da graça do que eu e, se me perguntarem se tenho vergonha de ser chamado calvinista, respondo: "não gostaria de ser chamado de outra coisa senão de cristão"; mas, se me peguntarem se defendo os pontos doutrinários defendidos por João Calvino, digo que me empenho em defendê-los e me alegro com isso. Contudo, longe de mim sequer imaginar que dentro dos muros de Sião só há calvinistas ou que não há nenhum salvo entre os que não defendem os nossos pontos de vista. Muitas coisas atrozes tem sido ditas a respeito do caráter e da espiritualidade de John Wesley, o príncipe arminiano de nossa época. A única coisa que posso dizer sobre ele é que, embora eu deteste muitas das doutrinas que ele pregava, pelo homem em si tenho o maior respeito, como nenhum outro de seus seguidores; e, se houvesse a possibilidade de acrescentar mais dois apóstolos aos doze, não creio que pudesse ser encontrado dois homens mais adequados ao posto do que George Whitefield e John Wesley. O caráter de John Wesley está muito além de simplesmente lhe serem atribuídas todas as formas de auto-sacrifício, zelo, santidade e comunhão com Deus; ele viveu muito acima do nível dos cristãos comuns e foi um dos "quais o mundo não era digno". Creio que há milhões de pessoas que não conseguem ver estas verdades ou, pelo menos, não conseguem vê-las da maneira como as colocamos; pessoas que, não obstante, receberam a Cristo como seu Salvador e são tão queridas ao coração do Deus da graça quanto o Calvinista mais conservador dentro ou fora do céu. 
Não acho que discordo dos meus irmãos hipercalvinistas naquilo em que acredito, mas sei que discordo deles naquilo em que eles não acreditam. Não creio em menos coisas que eles, mas creio em um pouco mais e, na minha opinião, um pouco mais da verdade revelada nas Escrituras. Não existem só algumas doutrinas cardeais pelas quais podemos levar nosso navio para norte, sul, leste e oeste, mas, à medida que estudamos a Palavra, começamos  a aprender algo sobre nordeste e noroeste também, e sobre tudo o mais que há entre os quatro pontos cardeais. A verdade revelada nas Escrituras não é simplesmente uma linha reta, mas duas; e ninguém jamais terá uma visão correta do evangelho até que saiba como olhar as duas ao mesmo tempo. Por exemplo, leio em um livro da Bíblia que "O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida." (Ap. 22:17) No entanto, aprendi em outra parte da mesma Palavra inspirada que "Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia" (Rm. 9:16). De um lado, vejo Deus, em Sua providência, presidindo sobre todas as coisas; de outro, no entanto, vejo o homem agindo como lhe apraz, e Deus permitindo, em grande medida, que ele aja conforme a sua própria vontade. Ora, se eu dissesse que o homem tem tanta liberdade para agir que Deus não tem nenhum controle sobre suas ações, eu estaria bem próximo do ateísmo; por outro lado, se eu afirmasse que Deus é tão rígido em Seu controle que ninguém é livre o suficiente para ser responsável, eu cairia de vez no antinomianismo (NT: Antinomianismo significa literalmente “antilei”. Ele nega ou diminui a importância da lei de Deus na vida do crente. É o oposto da heresia gêmea, o legalismo. RC Sproul) ou fatalismo. Que Deus predestina e ainda assim o homem é responsável por seus atos são fatos percebidos com clareza por poucas pessoas, pois elas pensam que eles são contraditórios e incompatíveis entre si. Assim, se encontro em uma parte da Bíblia o ensino de que todas as coisas são pré-ordenadas, isso é verdade; e se, em outra parte das Escrituras, encontro que o homem é responsável por todas as suas ações, isso também é verdade, e é só a minha tolice que me faz pensar que essas duas verdades podem se contradizer. Não creio que algum dia elas possam ser malhadas em uma bigorna terrena para se tornarem uma só, mas, com certeza, serão uma na eternidade. Elas andam tão juntas que a mente humana, por mais que tente, jamais conseguirá descobrir que elas convergem; entretanto, elas realmente convergem e irão se encontrar em algum lugar na eternidade, próximo ao trono de Deus, de onde brota toda verdade.
Costuma-se dizer que as doutrinas nas quais cremos tendem a nos levar ao pecado. Já ouvi isso afirmado de forma muito positiva, ou seja, que as grandes doutrinas amadas por nós, e encontradas nas Escrituras, são licenciosas. Não posso imaginar quem terá a audácia de dizer tal coisa se levar em conta que os grandes santos de Deus têm crido nelas. Pergunto a quem ousa dizer que o Calvinismo é uma religião licenciosa, qual é a sua opinião sobre o caráter de Agostinho, Calvino ou Whitefield, os quais, em sucessivas eras, foram grandes expoentes do sistema da graça; ou qual sua opinião sobre os puritanos, cujas obras estão repletas de tais doutrinas. Caso alguém fosse arminiano naqueles dias, seria considerado o mais vil dos hereges; agora, porém, nós é que somos considerados hereges e eles ortodoxos. Nós voltamos à velha escola; nós podemos traçar nossa descendência desde os apóstolos. E é esse veio da livre graça correndo pelos sermões batistas que a tem salvado como denominação. Não fosse isso, não estaríamos hoje onde estamos. Podemos traçar uma linha dourada até o próprio Jesus Cristo, por meio de uma sucessão santa de pais valorosos, os quais, sem exceção, defendiam essas verdades gloriosas, e a respeito de quem podemos perguntar: "Onde se encontrará homens melhores e mais consagrados?" Nenhuma doutrina é tão estruturada para preservar o homem do pecado quanto a doutrina da graça de Deus. Aqueles que a chamam de "doutrina licenciosa" não sabem absolutamente nada sobre ela. Pobres criaturas ignorantes; mal sabem que a sua própria conduta vil é a doutrina mais licenciosa debaixo dos Céus. Se eles realmente conhecessem a graça de Deus, logo perceberiam não haver melhor defesa contra o engano do que saber que somos eleitos desde a fundação do mundo. Não há nada como crer na perseverança eterna e na imutabilidade do amor do Pai, a qual pode nos manter perto dEle por pura gratidão. Nada torna um homem tão reto quanto a crença na verdade. Uma doutrina mentirosa logo levará a uma prática mentirosa. Não se pode crer em algo que não se vive. Acredito que uma coisa naturalmente leva à outra. De todos os homens, os crentes mais sinceros, mais reverentes, mais consagrados, são aqueles que creem na salvação exclusivamente pela graça; não pelas obras, mas pela fé, a qual também não é deles, é dom de Deus. Os cristãos precisam ter cuidado e entender essas coisas, a fim de que, por qualquer motivo, Cristo não seja novamente crucificado e exposto à ignomínia.

Charles Haddon Spurgeon

Tradução: Mariza Regina de Souza

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