terça-feira, 16 de setembro de 2014

16 de setembro - Devocional Matutina

“co-participantes da natureza divina” ━ 2 Pedro 1:4

Ser co-participante da natureza divina não é, naturalmente, tornar-se Deus. Isso não é possível. A essência da Divindade não deve ser compartilhada pela criatura. Entre a criatura e o Criador sempre haverá um abismo em sua essência; no entanto, assim como o primeiro Adão foi feito à imagem de Deus, nós, igualmente, pela renovação do Espírito Santo, num sentido ainda mais divino, somos feitos à imagem do Altíssimo e co-participantes da natureza divina. Nós, pela graça, fomos feitos semelhantes a Deus. “Deus é amor”; nós nos tornamos amor ━ “aquele que ama é nascido de Deus”. Deus é verdade; nós nos tornamos verdadeiros e amamos aquilo que é verdadeiro; Deus é bom, e nos torna bons pela Sua graça, a fim de que sejamos os puros de coração que verão a Deus. Além de tudo isso, nós nos tornamos co-participantes da natureza divina em um sentido ainda mais elevado ━ na verdade, tão elevado quanto se possa imaginar, sem ser totalmente divino. Não nos tornamos membros do corpo da divina pessoa de Cristo? Sim, o mesmo sangue que corre na cabeça corre nas mãos; e a mesma vida que há em Cristo, há também no Seu povo, pois “a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus”. Mais ainda, como se isso não bastasse, nós também somos unidos com Cristo. Ele nos prometeu a Si mesmo em justiça e fidelidade, e quem é unido com o Senhor é um em espírito com Ele. Ah! Como é maravilhoso esse mistério! Nós o esquadrinhamos, mas quem poderá compreendê-lo? Um com Jesus ━ tão unidos com Ele que o ramo não é mais unido à videira do que nós somos parte do Senhor, nosso Salvador e Redentor! Ao nos alegramos com isso, lembremo-nos também de que aqueles que são tornados co-participantes da natureza divina irão manifestar esse relacionamento santo e sublime no seu relacionamento com as outras pessoas, e ficará claro no seu caminhar e nas suas conversas diárias que eles escaparam da corrupção existente nas concupiscências do mundo. Ah, que haja mais santidade de vida!

Tradução: Mariza Regina de Souza

Um comentário:

  1. sou O Rev. Márcio Galiasso, calvinista e admirador do Rev. Charles H. Spurgeon. Atualmente, Líder do "Ministério Alfa", visite o nosso Blog:pastormarciogaliassoblogspot.com.br
    Queria ter contato pode ser?

    (28)99912-7902 ---E-mail:marciogaliasso@hotmail.com
    Cachoeiro de Itapemirim - ES.

    ResponderExcluir